Grupo escolar e produção do sujeito moderno: um estudo sobre o curriculo e a cultura escolar dos primeiros grupos escolares catarinenses 1911-1935 Report as inadecuate




Grupo escolar e produção do sujeito moderno: um estudo sobre o curriculo e a cultura escolar dos primeiros grupos escolares catarinenses 1911-1935 - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Revista História da Educação 2009, 13 29

Author: Gladys Mary Ghizoni Teive

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=321627136004


Teaser



Revista História da Educação ISSN: 1414-3518 rhe.asphe@gmail.com Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação Brasil Ghizoni Teive, Gladys Mary GRUPO ESCOLAR E PRODUÇÃO DO SUJEITO MODERNO: UM ESTUDO SOBRE O CURRICULO E A CULTURA ESCOLAR DOS PRIMEIROS GRUPOS ESCOLARES CATARINENSES (1911-1935) Revista História da Educação, vol.
13, núm.
29, septiembre-diciembre, 2009, pp.
57-77 Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação Rio Grande do Sul, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=321627136004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto GRUPO ESCOLAR E PRODUÇÃO DO SUJEITO MODERNO: UM ESTUDO SOBRE O CURRICULO E A CULTURA ESCOLAR DOS PRIMEIROS GRUPOS ESCOLARES CATARINENSES (1911-1935) Gladys Mary Ghizoni Teive Resumo Este artigo resulta de pesquisa que analisa o currículo dos primeiros grupos escolares implantados em Santa Catarina na primeira metade do século XX, de modo a desentranhar os códigos que regularam a cultura escolar daí engendrada.
O grupo escolar é aqui compreendido como locus da materialização da governamentalidade liberal-moderna, entendida na perspectiva foucaultiana como “um refinamento da arte de governar”.
Busca-se, pois, sinais deste refinamento, o qual deveria assegurar a produção do “sujeito-cidadão”, entendido como objeto e parceiro do governo.
A fundamentação teórica é apoiada principalmente nos trabalhos de Foucault e Popkewitz.
A base empírica é constituída de fontes documentais e iconográficas bem como de depoimentos de ex-professores, diretores e alunos. Palavras-chave: Grupo Escolar; Currículo; Governamentalidade. SCHOOL GROUP AND THE MODERN SUBJECTS PRODUCTION: A STUDY ABOUT CURR...





Related documents