Educação e regras de convivência e de bom comportamento nos séculos xviii e xix Report as inadecuate




Educação e regras de convivência e de bom comportamento nos séculos xviii e xix - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Revista História da Educação 2009, 13 29

Author: António Gomes Ferreira

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=321627136002


Teaser



Revista História da Educação ISSN: 1414-3518 rhe.asphe@gmail.com Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação Brasil Gomes Ferreira, António EDUCAÇÃO E REGRAS DE CONVIVÊNCIA E DE BOM COMPORTAMENTO NOS SÉCULOS XVIII E XIX Revista História da Educação, vol.
13, núm.
29, septiembre-diciembre, 2009, pp.
9-28 Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação Rio Grande do Sul, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=321627136002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto EDUCAÇÃO E REGRAS DE CONVIVÊNCIA E DE BOM COMPORTAMENTO NOS SÉCULOS XVIII E XIX António Gomes Ferreira Resumo Neste artigo pretende-se analisar a constituição de boas maneiras, de polidez, de urbanidade, de cortesia, de civilidade.
Sublinha, que a existência de preceitos reguladores da vivência social nem são um exclusivo da Civilização Ocidental e muito menos da modernidade. Destaca que a grande maioria destas obras de civilidade ou que continham capítulos a ela dedicados eram escritas por homens que estavam longe de querer intrometer-se no refinamento aristocrático e dirigiam-se especialmente a estratos sociais que aspiravam saber estar num ambiente urbano burguês.
Elas eram importantes sobretudo para aqueles que se situavam num estrato ascendente.
Contudo, ao longo do século XVIII, parece desenhar-se, em Portugal, uma tendência para se valorizar este aspecto da educação que bem se poderia caracterizar por se dirigir especificamente às crianças e principalmente às crianças. Palavras-chave: Civilidade; História da Educação; Boas Maneiras. EDUCATION AND RULES OF COEXISTENCE AND GOOD BEHAVIOR IN THE EIGHTEENTH AND NINETEENTH CENTURIES Abstract This ...





Related documents