Programa único o diferenciado: especificidad curricular de la escuela rural uruguaya Report as inadecuate




Programa único o diferenciado: especificidad curricular de la escuela rural uruguaya - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Revista História da Educação 2014, 18 43

Author: Limber Elbio Santos

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=321630678003


Teaser



Revista História da Educação ISSN: 1414-3518 rhe.asphe@gmail.com Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação Brasil Santos, Limber Elbio PROGRAMA ÚNICO O DIFERENCIADO: ESPECIFICIDAD CURRICULAR DE LA ESCUELA RURAL URUGUAYA Revista História da Educação, vol.
18, núm.
43, mayo-agosto, 2014, pp.
33-48 Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação Rio Grande do Sul, Brasil Disponible en: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=321630678003 Cómo citar el artículo Número completo Más información del artículo Página de la revista en redalyc.org Sistema de Información Científica Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal Proyecto académico sin fines de lucro, desarrollado bajo la iniciativa de acceso abierto 33 PROGRAMA ÚNICO O DIFERENCIADO: ESPECIFICIDAD CURRICULAR DE LA ESCUELA RURAL URUGUAYA Limber Elbio Santos Universidad de la República, Uruguay.  PROGRAMA ÚNICO OU DIFERENCIADO: ESPECIFICIDADE CURRICULAR DA ESCOLA RURAL URUGUAIA Resumo O artigo se refere ao fenômeno da especificidade curricular que as escolas rurais uruguaias tiveram durante mais de um século e à ruptura registrada em 2009 quando se começou a aplicar uma estrutura curricular comum a escolas urbanas e rurais.
Analisam-se as circunstâncias históricas da pedagogia rural e, em particular, uma de suas materialidades simbolicamente mais potentes constituída pelo Programa para Escolas Rurais de 1949.
Assim mesmo, refere-se ao peso que essa pedagogia continua tendo atualmente e da maneira como influi na gestão curricular do programa único.
As especificidades social e didática da escola rural têm efeitos evidentes sobre o programa curricular no seu sentido mais amplo, com alcances muito mais extensos que os relativos ao currículo prescrito.
No entanto, o desafio da escola rural atual, de abordar a nova estrutura curricular de caráter único, não é tão diferente do que...





Related documents