Educação e modernização em minas gerais: propostas reformistas na ação conservadora 1926 - 1930 Report as inadecuate




Educação e modernização em minas gerais: propostas reformistas na ação conservadora 1926 - 1930 - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Carlos Henrique de Carvalho ;Revista História da Educação 2014, 18 42

Author: Pâmela Faria Oliveira

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=321629404008


Teaser



Revista História da Educação ISSN: 1414-3518 rhe.asphe@gmail.com Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação Brasil Faria Oliveira, Pâmela; de Carvalho, Carlos Henrique EDUCAÇÃO E MODERNIZAÇÃO EM MINAS GERAIS: PROPOSTAS REFORMISTAS NA AÇÃO CONSERVADORA (1926 - 1930) Revista História da Educação, vol.
18, núm.
42, enero-abril, 2014, pp.
131-150 Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação Rio Grande do Sul, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=321629404008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 131 EDUCAÇÃO E MODERNIZAÇÃO EM MINAS GERAIS: PROPOSTAS REFORMISTAS NA AÇÃO CONSERVADORA (1926-1930) Pâmela Faria Oliveira Universidade Federal de Uberlândia, Brasil. Carlos Henrique de Carvalho Universidade Federal de Uberlândia, Brasil.   Resumo Dentre as mudanças que marcaram a modernização do Brasil, a educação ocupou lugar central na dimensão intelectual e política do processo modernizante.
Nesse sentido, este texto busca problematizar as relações entre educação e modernidade, sobretudo sua condição de índice de modernização em Minas Gerais na primeira metade do século 20.
Para tanto, especulamos o discurso dos idealizadores da Reforma Educacional Francisco Campos a fim de reconhecer traços do ideário modernizante e progressista e vínculos com os interesses da elite oligárquica então predominante na política mineira.
Os procedimentos metodológicos incluíram pesquisa bibliográfica, para a contextualização conceitual e histórica, bem como leitura dos discursos de Antônio Carlos e Francisco Campos. Palavras-chave: Reforma Francisco Campos, progresso, oligarquia, moderno. EDUCATION A...





Related documents