Governo local e movimentos sociais por moradia: dilemas da gestão urbana Report as inadecuate




Governo local e movimentos sociais por moradia: dilemas da gestão urbana - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Antônia Jesuíta de Lima ;Textos & Contextos Porto Alegre 2007, 6 1

Author: Edmundo Ximenes Rodrigues Neto

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=321527160001


Teaser



Textos & Contextos (Porto Alegre) E-ISSN: 1677-9509 textos@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil Rodrigues Neto, Edmundo Ximenes; Jesuíta de Lima, Antônia Governo local e movimentos sociais por moradia: dilemas da gestão urbana Textos & Contextos (Porto Alegre), vol.
6, núm.
1, enero-junio, 2007, pp.
105-125 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, RS, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=321527160001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Governo local e movimentos sociais por moradia: dilemas da gestão urbana (Local government and social movements for housing: dillemas of urban management) Edmundo Ximenes Rodrigues Neto Antônia Jesuíta de Lima Resumo – O presente artigo explora o padrão de relações estabelecidas entre governo municipal e movimentos sociais por moradia, na década de 1990, em Teresina-PI, sob o contexto de mudanças político-institucionais, em nível federal, e da adoção de um projeto de gestão pública local, inspirado num ideário participativo e democrático.
O estudo identificou um padrão de relação caracterizado tanto pelo confronto quanto pelo diálogo e condutas contraditórias na ação do gestor local, que se manifestavam consoante o grau de pressão, de articulação e de organização dos ditos movimentos sociais, e ainda reeditando velhas práticas no tratamento dos conflitos por moradia, apesar do discurso democrático.
Os movimentos sociais, nesse processo, assumem uma postura ativa, utilizando-se de antigas e de novas estratégias de pressão e controle na relação como o Estado. Palavras-chave – Governo municipal.
Movimentos sociais.
Política urbana. Questão da mor...





Related documents