Envelhecimento e dependência: desafios a serem enfrentados Report as inadecuate




Envelhecimento e dependência: desafios a serem enfrentados - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Antonio Luiz Areosa ;Textos & Contextos Porto Alegre 2008, 7 1

Author: Silvia Virginia Coutinho Areosa

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=321527162010


Teaser



Textos & Contextos (Porto Alegre) E-ISSN: 1677-9509 textos@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil Coutinho Areosa, Silvia Virginia; Areosa, Antonio Luiz Envelhecimento e dependência: desafios a serem enfrentados Textos & Contextos (Porto Alegre), vol.
7, núm.
1, enero-junio, 2008, pp.
138-150 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, RS, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=321527162010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Envelhecimento e dependência: desafios a serem enfrentados (Aging and dependence: challenges to be faced) Silvia Virginia Coutinho Areosa* Antonio Luiz Areosa** Resumo – O envelhecimento da população mundial e a questão da dependência são dois importantes desafios que os países terão que enfrentar neste século.
Esses desafios requerem maiores exigências econômicas e sociais e necessitam de políticas e programas adequados para que a seguridade social possa continuar atendendo as necessidades das pessoas com mais de 65 anos e das que sofrem de algum tipo de dependência.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) sustenta que todos os países e, principalmente, os em vias de desenvolvimento precisam fazer planos e agir, pois as medidas para ajudar que as pessoas de mais idade continuem ativas devem ser tratadas prioritariamente.
As taxas de dependência das pessoas idosas mudam rapidamente em todo mundo (a tendência é de que quase dupliquem até 2025) e mostram o prognóstico das políticas previdenciárias ao longo dos anos.
Este estudo bibliográfico tem por objetivo mostrar a importância da seguridade social no Brasil, nas formas de aposentadoria, pensão e benefícios.
Para tanto fará uso de d...





Related documents