Cinema: uma forma de reflexão filosófica Report as inadecuate




Cinema: uma forma de reflexão filosófica - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Simone Becher Araujo Moraes ;Revista de Políticas Públicas 2012, 16 2

Author: Tânia Mara De Bastiani

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=321129114019


Teaser



Revista de Políticas Públicas ISSN: 0104-8740 revistapoliticaspublicasufma@gmail.com Universidade Federal do Maranhão Brasil De Bastiani, Tânia Mara; Araujo Moraes, Simone Becher CINEMA: uma forma de reflexão filosófica Revista de Políticas Públicas, vol.
16, núm.
2, julio-diciembre, 2012, pp.
473-479 Universidade Federal do Maranhão São Luís, Maranhão, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=321129114019 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 473 CINEMA: uma forma de reflexáo filosófica Tánia Mara De Bastiani Instituto Federal Farroupilha (IFFarroupilha) Simone Becher Araujo Moraes Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) CINEMA: urna forma de reflexáo filosófica Resumo: O ensino de filosofia é obrigatório.
Partindo dessa realidade, este trabalho aborda o histórico de luta da disciplina dentro do currículo escolar do Ensino Médio - da primeira lei de Diretrizes e Bases da Educacáo Nacional (LOS) até a lei 11.684 de 2008 - e a importancia do cinema como prática pedagógica através da obra de Cabrera (2006), -O cinema Pensa-.
Destaca duas formas de desenvolvimento da reflexáo filosófica: o conceito-ideia e o conceito-imagem para, em seguida, fazer urna análise do filme O cheira do ralo (2007), verificando como o conceito de fetichismo da mercadoria pode ser abordado através dele e, em que medida as proposícóes de Cabrera aplicam-se, ou náo, ao filme em questáo.
Assim, este trabalho reconhece que náo basta que a disciplina filosofia seja obrigatória; é preciso garantir que ela seja ensin ada efetivamente e de modo significativo, sendo o cinema uma altemativa. Palavras-chave: Ensino de filosofia, cinema, conceito-ideia, conceito-imagem. CINEMA: a way 01 phil...





Related documents