Infância, arte de governo pedagógica e cuidado de si Report as inadecuate




Infância, arte de governo pedagógica e cuidado de si - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Educação & Realidade 2010, 35 3

Author: Pedro Angelo Pagni 15228

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=317227078007


Teaser



Educação & Realidade ISSN: 0100-3143 educreal@ufrgs.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil Pagni, Pedro Angelo Infância, Arte de Governo Pedagógica e Cuidado de Si Educação & Realidade, vol.
35, núm.
3, septiembre-diciembre, 2010, pp.
99-123 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=317227078007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Infância, Arte de Governo Pedagógica e Cuidado de Si Pedro Angelo Pagni RESUMO – Infância, Arte de Governo Pedagógica e Cuidado de Si.
Este ensaio recupera o sentido original da infância para problematizar as ambições modernas de seu pleno governo por meio da arte pedagógica, na modernidade, e para analisar o seu potencial de resistência, na atualidade, discutindo as possibilidades desta se reconverter em práxis que requer o cuidado de si e daquela ser assumida como uma dívida por parte dos educadores.
Para isso, recorreremos aos conceitos foucaultianos de governamentalização e de cuidado de si e à noção lyotardiana de dívida para com a infância.
Dessa perspectiva teórico-conceitual, esperamos oferecer algumas pistas para que, como educadores, pensemos o cuidado com esse outro, na arte pedagógica, a partir da crítica filosófica aos abusos do poder e da recomendação socrática sobre o cuidado de si. Palavras-chave: Infância.
Arte Pedagógica.
Governamentalização.
Cuidado de Si. Foucault.
Lyotard. ABSTRACT – Childhood, Art of Pedagogical Government and Self Care.
This assay recoups the original direction of infancy to question the modern ambitions of its full government by means of the pedagogical art, in modernity, and to analyze its potential of resistance, in the ...





Related documents