O precipício de chichisbéu: o ‘gracioso’ feito à sombra do ‘galán’ em o precipício de faetonte, de antônio josé da silva Report as inadecuate




O precipício de chichisbéu: o ‘gracioso’ feito à sombra do ‘galán’ em o precipício de faetonte, de antônio josé da silva - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Acta Scientiarum. Language and Culture 2016, 38 3

Author: Carlos Gontijo Rosa

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=307446626010


Teaser



Acta Scientiarum.
Language and Culture ISSN: 1983-4675 eduem@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Gontijo Rosa, Carlos O Precipício de Chichisbéu: o ‘gracioso’ feito à sombra do ‘galán’ em O precipício de Faetonte, de Antônio José da Silva Acta Scientiarum.
Language and Culture, vol.
38, núm.
3, julio-septiembre, 2016, pp.
311319 Universidade Estadual de Maringá Maringá, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=307446626010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Acta Scientiarum http:--www.uem.br-acta ISSN printed: 2178-5198 ISSN on-line: 2178-5201 Doi: 10.4025-actascilangcult.v38i3.30059 O Precipício de Chichisbéu: o ‘gracioso’ feito à sombra do ‘galán’ em O precipício de Faetonte, de Antônio José da Silva Carlos Gontijo Rosa Universidade de São Paulo, Av.
Prof.
Almeida Prado, 1280, Butantã, São Paulo, Brasil.
Email: carlosgontijo@gmail.com RESUMO.
Neste trabalho, analisamos a personagem de Chichisbéu na peça O Precipício de Faetonte, de Antônio José da Silva (1705-1739), representada em 1738 no Teatro do Bairro Alto, Lisboa, Portugal. Partindo de perspectivas teóricas diversas, mas convergentes no sentido de compreender a pouco explorada dramaturgia do período, tentamos um entendimento dos textos joco-sérios do comediógrafo.
Como forma tragicômica de origem espanhola, a personagem do gracioso é o principal representante do cômico nesse gênero teatral.
Busca-se, portanto, o entendimento desse personagem (Chichisbéu, no caso) em suas relações com o ‘galán’ e a relação da obra do dramaturgo com as preceptivas e técnicas de escrita teatral vigentes no período. Palavras-chave: teatro português, dramaturgia, personagem, emulaçã...





Related documents