Avaliação do uso da escala modificada de borg na crise asmática Report as inadecuate




Avaliação do uso da escala modificada de borg na crise asmática - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Rodrigo S. Cavallazzi ; Tatiana de Medeiros Colletti Cavalcante ; Ana Rita de Cássia Bettencourt ; Solange Diccini ;Acta Paulista de Enfermagem 2005, 18 1

Author: Tatiane G. de Liz Cavallazzi

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=307023797006


Teaser



Acta Paulista de Enfermagem ISSN: 0103-2100 ape@unifesp.br Escola Paulista de Enfermagem Brasil Cavallazzi, Tatiane G.
de Liz; Cavallazzi, Rodrigo S.; de Medeiros Colletti Cavalcante, Tatiana; de Cássia Bettencourt, Ana Rita; Diccini, Solange Avaliação do uso da Escala Modificada de Borg na crise asmática Acta Paulista de Enfermagem, vol.
18, núm.
1, marzo, 2005, pp.
39-45 Escola Paulista de Enfermagem São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=307023797006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Avaliação do uso da escala modificada de Borg na crise asmática Avaliação do uso da Escala Modificada de Borg na crise asmática Tatiane G.
de Liz Cavallazzi1 Rodrigo S.
Cavallazzi2 Tatiana de Medeiros Colletti Cavalcante3 Ana Rita de Cássia Bettencourt4 Solange Diccini5 Cavallazzi TGL, Cavallazzi RS, Cavalcante TMC, Bettencourt ARC, Diccini S.
Avaliação do uso da Escala Modificada de Borg na crise asmática Acta Paul Enferm 2005; 18(1):39-45. RESUMO: A dispnéia é a maior causa de incapacidade e redução da qualidade de vida para pacientes com doenças respiratórias como é o caso da asma.
Os objetivos deste estudo foram verificar o grau de dispnéia dos pacientes em crise asmática pela Escala Modificada de Borg e a correlação da melhora do grau de dispnéia com a melhora da função pulmonar verificada pelo Pico de Fluxo Expiratório (PFE).
Foram incluídos 40 pacientes asmáticos em crise aguda, atendidos no serviço de Pronto Atendimento em Pneumologia do Hospital São Paulo, no período de setembro à dezembro de 2003.
Antes e após o tratamento, os seguintes dados foram coletados: freqüência cardíaca (FC), freqüência respiratória (FR), PFE e saturação periférica d...





Related documents