O ensino e práticas de cuidado: o caso de um curso de graduação em enfermagem Report as inadecuate




O ensino e práticas de cuidado: o caso de um curso de graduação em enfermagem - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Eleonora Meniccuci de Oliveira ;Acta Paulista de Enfermagem 2005, 18 1

Author: Rita da Cruz Amorim

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=307023797004


Teaser



Acta Paulista de Enfermagem ISSN: 0103-2100 ape@unifesp.br Escola Paulista de Enfermagem Brasil da Cruz Amorim, Rita; Meniccuci de Oliveira, Eleonora O ensino e práticas de cuidado: o caso de um curso de graduação em enfermagem Acta Paulista de Enfermagem, vol.
18, núm.
1, marzo, 2005, pp.
25-30 Escola Paulista de Enfermagem São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=307023797004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto O ensino e práticas de cuidado. O ensino e práticas de cuidado: o caso de um curso de graduação em enfermagem* Rita da Cruz Amorim1 Eleonora Meniccuci de Oliveira2 Amorim RC, Oliveira EM.
O ensino e práticas de cuidado: o caso de um curso de graduação em enfermagem.
Acta Paul Enferm 2005; 18(1):25-30. RESUMO: Vivências e inquietações construídas ao longo da formação e atuação profissional da autora motivaram esta pesquisa, tendo como objeto o processo de ensino do cuidar-cuidado em um Curso de Enfermagem que teve por objetivo analisar o processo de formação da enfermeira, buscando conhecer sua dinâmica sob a ótica de docentes da Área de Saúde do Adulto, discentes e egressas do curso.
Com base no conhecido, por meio do material empírico, os significados do ensinar e aprender o cuidar-cuidado foram descritos e analisados, fazendo uma reflexão a respeito da formação dessas profissionais.
A abordagem metodológica foi a qualitativa com o método de Estudo de Caso.
A coleta de material foi realizada por meio da técnica de entrevista com roteiro semi-estruturado.
Para análise do material, foi trabalhada a estratégia metodológica do Discurso do Sujeito Coletivo.
As análises dos discursos possibilitaram a criação de temáticas, sendo abordada n...





Related documents