A alta hospitalar na avaliação de pacientes e cuidadores: uma revisão integrativa da literatura Report as inadecuate




A alta hospitalar na avaliação de pacientes e cuidadores: uma revisão integrativa da literatura - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Márcia Maria Fontão Zago ;Acta Paulista de Enfermagem 2008, 21 2

Author: Marcela Ganzella

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=307023824019


Teaser



Acta Paulista de Enfermagem ISSN: 0103-2100 ape@unifesp.br Escola Paulista de Enfermagem Brasil Ganzella, Marcela; Fontão Zago, Márcia Maria A alta hospitalar na avaliação de pacientes e cuidadores: uma revisão integrativa da literatura Acta Paulista de Enfermagem, vol.
21, núm.
2, 2008, pp.
351-355 Escola Paulista de Enfermagem São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=307023824019 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Artigo Revisão A alta hospitalar na avaliação de pacientes e cuidadores: uma revisão integrativa da literatura* The hospital discharge as evaluated by patients and their caregivers: an integrative literature review El alta hospitalario en la evaluación de pacientes y cuidadores: una revisión integrada de la literatura Marcela Ganzella1, Márcia Maria Fontão Zago2 RESUMO Objetivo: Avaliar a alta hospitalar entre pacientes e cuidadores.
Métodos: Realizou-se uma revisão integrativa da literatura indexada nas bases de dados Pubmed, CINAHL e Lilacs de 2000 a 2005, focalizando a alta de pacientes adultos e idosos com problemas clínico-cirúrgicos, publicadas em língua inglesa ou portuguesa.
Resultados: A população consistiu de 54 publicações e a amostra foi de 23 artigos, que foram classificados em duas categorias temáticas: 13 focalizaram a efetividade e 10 a ineficácia do processo.
Considerações finais: Na visão dos sujeitos, a eficácia do planejamento da alta deve-se ao fornecimento de informações relacionadas à doença e tratamento, com conteúdos apropriados às suas características sócio-educacionais e necessidades, por meio de estratégias educacionais individuais, visuais e escritas, e comunicação adequada entre os profissionais, paci...





Related documents