Construtivismo: experiência metodológica em pesquisa na enfermagem Report as inadecuate




Construtivismo: experiência metodológica em pesquisa na enfermagem - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Maria Tereza Leopardi ; Simone Coelho Amestoy ;Acta Paulista de Enfermagem 2008, 21 2

Author: Maira Buss Thofehrn

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=307023824013


Teaser



Acta Paulista de Enfermagem ISSN: 0103-2100 ape@unifesp.br Escola Paulista de Enfermagem Brasil Buss Thofehrn, Maira; Leopardi, Maria Tereza; Coelho Amestoy, Simone Construtivismo: experiência metodológica em pesquisa na enfermagem Acta Paulista de Enfermagem, vol.
21, núm.
2, 2008, pp.
312-316 Escola Paulista de Enfermagem São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=307023824013 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Artigo Original Construtivismo: experiência metodológica em pesquisa na enfermagem* Constructivism: methodological experience in nursing research Constructivismo: experiencia metodológica en investigación de enfermería Maira Buss Thofehrn1, Maria Tereza Leopardi2, Simone Coelho Amestoy3 RESUMO Objetivo: Este estudo teve o objetivo de socializar a experiência metodológica de uma pesquisa construtivista, sob os preceitos de Vygotsky quanto ao ensino-aprendizagem e Rodwell como estratégia investigativa.
Métodos: O construtivismo busca a interação do sujeito-objeto com o meio ambiente.
Essa estratégia foi utilizada para construção de um modelo para formação e afirmação de vínculos profissionais saudáveis, junto à equipe de enfermagem.
O critério de confiabilidade adotado foi a triangulação na obtenção dos dados: entrevista semiestruturada, observação simples e grupo focal.
Resultados: É gratificante trabalhar com a metodologia e a teoria em questão, em virtude do respeito pelo sujeito pesquisado e flexibilidade do pesquisador.
É relevante a utilização da triangulação, pois cada técnica utilizada complementa as brechas e assim alcança-se o objetivo do estudo.
Conclusão: O investigador, apesar da responsabilidade pelo resultado da pesquisa...





Related documents