Itinerário terapêutico de idosos sobreviventes ao câncer Report as inadecuate




Itinerário terapêutico de idosos sobreviventes ao câncer - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Fátima Ferretti ;Acta Paulista de Enfermagem 2017, 30 1

Author: Angela Brustolin

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=307050739008


Teaser



Acta Paulista de Enfermagem ISSN: 0103-2100 ape@unifesp.br Universidade Federal de São Paulo Brasil Brustolin, Angela; Ferretti, Fátima Itinerário terapêutico de idosos sobreviventes ao câncer Acta Paulista de Enfermagem, vol.
30, núm.
1, enero-febrero, 2017, pp.
47-59 Universidade Federal de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=307050739008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Artigo Original Itinerário terapêutico de idosos sobreviventes ao câncer Therapeutic itinerary of elderly cancer survivors Angela Brustolin1 Fátima Ferretti2 Descritores Neoplasias; Idoso; Acontecimentos que mudam a vida; Sistemas de saúde Keywords Neoplasms; Aged; Life change events; Health systems Submetido 12 de Outubro de 2016 Aceito 30 de Janeiro de 2017 Resumo Objetivo: Identificar o itinerário terapêutico de idosos sobreviventes ao câncer, desde a detecção dos sinais e sintomas até o final do tratamento. Métodos: Pesquisa qualitativa com 4 idosos sobreviventes ao câncer (dois de próstata e dois de mama), dois homens e duas mulheres, com idades entre 73 e 81 anos.
A coleta de dados foi realizada por meio da entrevista, com 5 visitas no domicílio e duração média de 15 horas.
Foi realizada análise de conteúdo temática. Resultados: O percurso percorrido pelos idosos vai desde a descoberta dos sinais e sintomas; a caminhada para o diagnóstico no Sistema de Saúde; a confirmação do câncer; a cirurgia e quimioterapia e a inclusão das práticas alternativas e complementares no itinerário. Conclusão: A atenção em saúde para pacientes sobreviventes ao câncer demanda intensa articulação do sistema de saúde, nesse sentido, conhecer o itinerário torna-se um ...





Related documents