Bookbuilding e alocação estratégica: evidência do mercado brasileiro de ações Report as inadecuate




Bookbuilding e alocação estratégica: evidência do mercado brasileiro de ações - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Joao André C.M. Pereira ;Revista Brasileira de Finanças 2006, 4 1

Author: Richard Saito

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=305824716002


Teaser



Revista Brasileira de Finanças ISSN: 1679-0731 rbfin@fgv.br Sociedade Brasileira de Finanças Brasil Saito, Richard; C.M.
Pereira, Joao André Bookbuilding e Alocação Estratégica: Evidência do Mercado Brasileiro de Ações Revista Brasileira de Finanças, vol.
4, núm.
1, 2006, pp.
31-51 Sociedade Brasileira de Finanças Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=305824716002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Bookbuilding e Alocação Estratégica: Evidência do Mercado Brasileiro de Ações Richard Saito* João André C.M.
Pereira** Resumo Este artigo examina quatro processos de bookbuilding no mercado brasileiro de ações executados por um banco de investimento no perı́odo de 2003 a 2004.
Em um processo de bookbuilding, o banco de investimento possui o poder de discricionariedade na fixação do preço de oferta e na alocação das ações aos investidores.
Analisamos os determinantes de sua alocação e encontramos indı́cios de mecanismos para induzir os investidores a revelarem informações superiores, porém fica claro que a preocupação com controle, liquidez do mercado secundário e com a participação de investidores de curto prazo (flippers) exercem influência mais intensa no critério de alocação.
Também encontramos diferenças entre resultados na alocação em (a) ofertas públicas iniciais e (b) ofertas públicas subseqüentes às iniciais; entretanto, em ambos os casos há uma tendência ao favorecimento a investidores de longo prazo. Palavras-chave: ofertas públicas de ações; bookbuilding; alocação estratégica. Códigos JEL: G14; G24. Abstract We examine four bookbuilding processes on the Brazilia...





Related documents