Um modelo de fatores latentes com variáveis macroeconômicas para a curva de cupom cambial Report as inadecuate




Um modelo de fatores latentes com variáveis macroeconômicas para a curva de cupom cambial - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Caio Almeida ; José Vicente ;Revista Brasileira de Finanças 2007, 5 1

Author: Felipe Pinheiro

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=305824757005


Teaser



Revista Brasileira de Finanças ISSN: 1679-0731 rbfin@fgv.br Sociedade Brasileira de Finanças Brasil Pinheiro, Felipe; Almeida, Caio; Vicente, José Um Modelo de Fatores Latentes com Variáveis Macroeconômicas para a Curva de Cupom Cambial Revista Brasileira de Finanças, vol.
5, núm.
1, 2007, pp.
79-92 Sociedade Brasileira de Finanças Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=305824757005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Um Modelo de Fatores Latentes com Variáveis Macroeconômicas para a Curva de Cupom Cambial Felipe Pinheiro* Caio Almeida** José Vicente*** Resumo Recentemente, uma vasta classe de modelos fatoriais incluindo variáveis macroeconômicas têm sido propostos para estudar a curva de juros.
Neste artigo, nós analisamos um modelo fatorial alternativo no qual os movimentos da estrutura a termo são capturados via polinômios de Legendre que reproduzem os movimentos estatisticamente identificados por Litterman e Scheinkman (1991).
Nós estimamos o modelo com dados brasileiros de cupom cambial, adotando o filtro de Kalman, através de duas versões diferentes: a primeira usa fatores latentes e a segunda inclui variáveis macroeconômicas.
Nós estudamos a capacidade preditiva fora da amostra dessas duas versões quando comparadas com um passeio aleatório.
Nós também discutimos os resultados da função resposta a impulso das variáveis macroeconômicas. Palavras-chave: Modelos de fatores; modelos paramétricos de estrutura a termo; previsão da curva de juros; filtro de Kalman. Códigos JEL: G10; G12; G13. Abstract Recently, a myriad of factor models including macroeconomic variables have been proposed to analyze the yield curve.
We ...





Related documents