Cinco países - um destino? Report as inadecuate




Cinco países - um destino? - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

DiálogosRevista do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História 2012, 16 1

Author: Alexander Zhebit

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=305526883007


Teaser



Diálogos - Revista do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História ISSN: 1415-9945 rev-dialogos@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Zhebit, Alexander Cinco Países - Um Destino? Diálogos - Revista do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História, vol. 16, núm.
1, enero-abril, 2012, pp.
115-142 Universidade Estadual de Maringá Maringá, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=305526883007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Diálogos, v.
16, n.1, p.
115-142, jan.-abr.-2012. DOI 10.4025-dialogos.v16i1.579 Cinco Países – Um Destino? * Alexander Zhebit** Resumo.
A análise da fragilidade e da dicotomia de uma nova coalizão da governança mundial, denominada BRICS, identifica três principais fatores de divergência no seu âmbito – a diferença identitária e as distinções de interesses comuns dos dois subgrupos - o IBSA e os RICs; focos de conflitos latentes entre a China e a Índia e a diferença entre a China e os restantes; o contraste entre os interesses nacionais e comunitários, como uma eventual linha divisória na coalizão, se e quando os objetivos comuns do grupo forem alcançados.
A estratégia de ser optada pelo Brasil neste contexto ambíguo e incerto apresenta a complexidade de decisão e das táticas diplomáticas no âmbito dos BRICS com vistas a um surgimento das tendências de divisão e de interesses conflitantes. Palavras-chave: BRICS; IBSA; RIC; Relações russo-chinesas; Relações sinoindianas; Política externa brasileira. Five Countries: One destiny? Abstract.
An analysis of the fragility and the dichotomy of a new coalition in world governance called BRICS identifies three main divergent facto...





Related documents