Que importância tem a dimensão econômica para a psicanálise contemporânea? um estudo aprofundado sobre o objeto primário e a ambivalência das pulsões em freud Report as inadecuate




Que importância tem a dimensão econômica para a psicanálise contemporânea? um estudo aprofundado sobre o objeto primário e a ambivalência das pulsões em freud - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Nelson Ernesto Coelho Junior ;Psicologia USP 2012, 23 2

Author: André De Martini

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=305126301003


Teaser



Psicologia USP ISSN: 0103-6564 revpsico@usp.br Instituto de Psicologia Brasil De Martini, André; Coelho Junior, Nelson Ernesto QUE IMPORTÂNCIA TEM A DIMENSÃO ECONÔMICA PARA A PSICANÁLISE CONTEMPORÂNEA? UM ESTUDO APROFUNDADO SOBRE O OBJETO PRIMÁRIO E A AMBIVALÊNCIA DAS PULSÕES EM FREUD Psicologia USP, vol.
23, núm.
2, abril-junio, 2012, pp.
275-301 Instituto de Psicologia São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=305126301003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto QUE IMPORTÂNCIA TEM A DIMENSÃO ECONÔMICA PARA A PSICANÁLISE CONTEMPORÂNEA? UM ESTUDO APROFUNDADO SOBRE O OBJETO PRIMÁRIO E A AMBIVALÊNCIA DAS PULSÕES EM FREUD1 André De Martini Nelson Ernesto Coelho Junior Resumo: No presente trabalho, através de um percurso pelos textos freudianos, iremos acompanhar os engendramentos entre sujeito e objeto que se dão pelos caminhos pulsionais, dentro de uma perspectiva econômica.
Ora, o que nos interessa aqui é colocar em questão o que nos parece ser um certo enfraquecimento ou “desvitalização” da teoria, em que tanto a sexualidade como os elementos mais “crus” do psiquismo vão sendo deixados de lado em nome de uma pretensa ênfase dos aspectos relacionais.
Interessa-nos, especificamente, pensar que papel pode ter a dimensão econômica (tal como formulada por Freud) nos debates psicanalíticos contemporâneos em que a ética é trazida para o primeiro plano.
Parece-nos que a dimensão econômica ou pulsional em psicanálise, longe de ser avessa ao lugar do outro na constituição do psiquismo, pode trazer esclarecimentos únicos a esse respeito, evidencian- 1 Este artigo baseia-se na discussão do segundo capítulo da dissertação de mestrado de De Martin...





Related documents