Desenvolvimento do self e processos de hiperindividualização: interrogações à psicologia dialógica Report as inadecuate




Desenvolvimento do self e processos de hiperindividualização: interrogações à psicologia dialógica - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Psicologia USP 2016, 27 2

Author: Maria Cláudia S. Lopes de Oliveira

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=305146816006


Teaser



Psicologia USP ISSN: 0103-6564 revpsico@usp.br Instituto de Psicologia Brasil Lopes de Oliveira, Maria Cláudia S. Desenvolvimento do self e processos de hiperindividualização: interrogações à Psicologia Dialógica Psicologia USP, vol.
27, núm.
2, mayo-agosto, 2016, pp.
201-211 Instituto de Psicologia São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=305146816006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Psicologia USP http:--dx.doi.org-10.1590-0103-6564D20160004 201 Desenvolvimento do self e processos de hiperindividualização: interrogações à Psicologia Dialógica Maria Cláudia S.
Lopes de Oliveira* Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia.
Brasília, DF, Brasil Resumo: Em psicologia, à perspectiva dialógica estão associadas teorias do self, em especial a Teoria do Self Dialógico (TSD).
Embora avanços consistentes venham sendo alcançados no que se refere à compreensão da organização dinâmica da estrutura do self no tempo microgenético, a teoria carece de estudos que se aprofundem na compreensão do desenvolvimento do self, tomando-se por base os distintos níveis temporais e suas relações.
Este estudo propõe explorar essa lacuna, tomando por ponto de partida a tríade epistemológica da abordagem dialógica, a saber, suas bases semiótico-culturais, fenomenológicas e construcionistas.
Em seguida, apresentará um estudo de caso em que serão analisadas as transições de desenvolvimento de um adolescente, considerando-se os complexos semióticos de gênero, raça e religião e seu papel nas transformações vividas em termos da organização temporal do self. Palavras-chave: desenvolvimento humano, enfoque dialógico, processos de estabilização, teoria dos...





Related documents