Tutoria: perspetiva de estudantes e professores de enfermagem Report as inadecuate




Tutoria: perspetiva de estudantes e professores de enfermagem - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Maria-do-Céu Marques ; Maria-dos-Anjos Frade ; Maria-Antónia Chora ;Revista Iberoamericana de Educación Superior 2013, IV 11

Author: Maria-Margarida Sim-Sim

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=299128589003


Teaser



Revista Iberoamericana de Educación Superior E-ISSN: 2007-2872 emmaro@unam.mx Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación México Sim-Sim, Maria-Margarida; Marques, Maria-do-Céu; Frade, Maria-dos-Anjos; Chora, Maria-Antónia Tutoria: perspetiva de estudantes e professores de enfermagem Revista Iberoamericana de Educación Superior, vol.
IV, núm.
11, octubre-enero, 2013, pp.
45-59 Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación .jpg, México Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=299128589003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Tutoria: perspetiva de estudantes e professores de enfermagem Maria-Margarida Sim-Sim, Maria-do-Céu Marques, Maria-dos-Anjos Frade e Maria-Antónia Chora Resumo Com o objetivo de avaliar o processo de tutoria, descreve-se a perceção dos estudantes e docentes da Escola Superior de Enfermagem São João de Deus (esesdj) da Universidade de Évora (ué) em Portugal.
Aplicaram-se questionários de autopreenchimento a 146 discentes e 19 docentes.
Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e transversal.
Os resultados indicam que globalmente, os estudantes percebem a tutoria como um recurso positivo, reconhecem no tutor, um orientador válido no percurso de formação, que está disponível e é amigável.
Os docentes identificam-se como figuras de recurso e procuram responder às necessidades dos estudantes.
Como problemas principais dos estudantes, emergem a adaptação ao ritmo e gestão das tarefas académicas.
Na perspetiva dos professores, a tutoria trouxe benefícios.
Concluem ambos os grupos que o regime deve ser facultativo e apontam dois episódios semestrais como os necessários-suficientes. Palavras chave: educação superio...





Related documents