Devir-criança da matemática: experimentações em uma pesquisa com imagens e infâncias Report as inadecuate




Devir-criança da matemática: experimentações em uma pesquisa com imagens e infâncias - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

César Donizetti Pereira Leite ; Luana Priscila de Oliveira ;Boletim de Educação Matemática 2015, 29 53

Author: Bianca Santos Chisté

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291243162018


Teaser



Boletim de Educação Matemática ISSN: 0103-636X bolema@rc.unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil Santos Chisté, Bianca; Donizetti Pereira Leite, César; de Oliveira, Luana Priscila Devir-criança da Matemática: experimentações em uma pesquisa com imagens e infâncias Boletim de Educação Matemática, vol.
29, núm.
53, diciembre, 2015, pp.
1141-1161 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rio Claro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=291243162018 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ISSN 1980-4415 DOI: http:--dx.doi.org-10.1590-1980-4415v29n53a17 Devir-criança da Matemática: experimentações em uma pesquisa com imagens e infâncias Becoming-child of Mathematic: Experimentations in a research of images and childhood Bianca Santos Chisté* César Donizetti Pereira Leite** Luana Priscila de Oliveira*** Resumo Este artigo apresenta-se com o propósito de refletir sobre a criança, a infância, a educação e a educação matemática.
Ele parte de uma pesquisa desenvolvida em uma Escola Pública de Educação Infantil em Vilhena – RO, utilizando-se da metodologia de produção de imagens por crianças.
O estudo parte da seguinte problemática: o que pode uma pesquisa de produção de imagens com crianças pequenas provocar a matemática, a educação matemática e a pesquisa em educação matemática a pensar? Dessa maneira, procuramos discutir, neste trabalho, a pesquisa e sua relação com a experiência, como movimento de colocarmo-nos à prova, a invenções, a experimentações de sentidos, de sensações, de saberes.
Acreditamos que a pesquisa aponta uma importante discussão para a educação matemática: que seja mais atenta,...





Related documents