Caiu na net: eagora? Report as inadecuate




Caiu na net: eagora? - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Marcus Vinicius Maltempi ;Boletim de Educação Matemática 2015, 29 53

Author: Ricardo de Oliveira Mendes

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291243162015


Teaser



Boletim de Educação Matemática ISSN: 0103-636X bolema@rc.unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil de Oliveira Mendes, Ricardo; Maltempi, Marcus Vinicius Caiu na Net: eagora? Boletim de Educação Matemática, vol.
29, núm.
53, diciembre, 2015, pp.
1066-1083 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rio Claro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=291243162015 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ISSN 1980-4415 DOI: http:--dx.doi.org-10.1590-1980-4415v29n53a14 Caiu na Net: e agora? Its on the Web: what now? Ricardo de Oliveira Mendes* Marcus Vinicius Maltempi** Resumo Neste artigo temos como objetivo problematizar o conceito de hipertexto e sua suposta “aproximação” com o conceito filosófico de rizoma, de Deleuze e Guattari.
Para tanto, recorremos aos escritos destes dois filósofos acerca do rizoma e a uma experiência de pesquisa em uma disciplina intitulada Matemática Aplicada, da grade curricular de um curso de Ciências Biológicas.
Os conceitos de hipertexto e rizoma nos colocam em movimento ao questionarmos: É possível estudar Cálculo Diferencial e Integral sem pré-requisitos ou sem uma estrutura hierárquica de conteúdos? Este questionamento norteia todo o movimento de pesquisa que originou o texto aqui apresentado.
Como desdobramentos, destacamos: textos ou hipertextos estão igualmente “próximos” ao conceito de rizoma; também, “libertar” a matemática de um eixo estrutural hierárquico favorece a invenção em sala de aula. Palavras-Chave: Hipertexto.
Rizoma.
Cálculo.
Internet.
Ensino de Matemática. Abstract In this paper, we aim to problematize the concept of hypertext and its alleged ‘nearness’ with th...





Related documents