Práticas escolares de matemática no instituto nossa senhora da piedade em ilhéus: desafios para a educadora baiana martha dantas Report as inadecuate




Práticas escolares de matemática no instituto nossa senhora da piedade em ilhéus: desafios para a educadora baiana martha dantas - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Maria Ângela Miorim ;Boletim de Educação Matemática 2015, 29 53

Author: Larissa Pinca Sarro Gomes

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291243162006


Teaser



Boletim de Educação Matemática ISSN: 0103-636X bolema@rc.unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil Pinca Sarro Gomes, Larissa; Miorim, Maria Ângela Práticas Escolares de Matemática no Instituto Nossa Senhora da Piedade em Ilhéus: desafios para a educadora baiana Martha Dantas Boletim de Educação Matemática, vol.
29, núm.
53, diciembre, 2015, pp.
867-886 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rio Claro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=291243162006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ISSN 1980-4415 DOI: http:--dx.doi.org-10.1590-1980-4415v29n53a05 Práticas Escolares de Matemática no Instituto Nossa Senhora da Piedade em Ilhéus: desafios para a educadora baiana Martha Dantas Mathematics School Practices at the Nossa Senhora da Piedade Institute in Ilheus: challenges for the brasilian educator Martha Dantas Larissa Pinca Sarro Gomes* Maria Ângela Miorim** Resumo Neste artigo apresentamos alguns aspectos das práticas escolares de Matemática do Instituto Nossa Senhora da Piedade, localizado em Ilhéus, Bahia, no período em que os professores desta instituição de ensino utilizaram a coleção didática intitulada Matemática, entre 1989 e 1998.
A experiência dos professores com esta coleção teve início no final de 1989, com o curso de formação ministrado por Martha Dantas, uma das autoras da coleção. Considerando a metodologia da História Oral, produzimos documentos escritos a partir da realização de entrevistas com os professores e com Eliana Costa Nogueira, outra autora da coleção.
Compreendendo, com Michel de Certeau, as práticas ou as maneiras de fazer como operações dos usuários aos produtos culturais qu...





Related documents