Editorial Report as inadecuate




Editorial - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Boletim de Educação Matemática 2015, 29 53

Author: Ana Paula dos Santos Malheiros

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291243162001


Teaser



Boletim de Educação Matemática ISSN: 0103-636X bolema@rc.unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil dos Santos Malheiros, Ana Paula EDITORIAL Boletim de Educação Matemática, vol.
29, núm.
53, diciembre, 2015, pp.
viii-ix Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Rio Claro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=291243162001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ISSN 1980-4415 DOI: http:--dx.doi.org-10.1590-1980-4415v29n53e01 EDITORIAL Ana Paula dos Santos Malheiros* Caro(a) Leitor(a), A edição especial do BOLEMA Pesquisas e Práticas Efetivas em Educação Matemática, em comemoração aos 30 anos da revista, se mostrou para mim um desafio e, ao mesmo tempo, uma grande satisfação.
Quando convidada para ser editora desse número, o tema já estava decidido e, então, passei a refletir sobre o que seriam pesquisas e práticas efetivas no contexto da Educação Matemática, para que, assim, pudesse, futuramente, dialogar com os autores e pareceristas. A ideia de pesquisa, para mim, não está dissociada da ideia de prática e, em concordância com Ubiratan D’Ambrosio, a compreendo como a “interface interativa” entre a teoria e a prática.
Para Paulo Freire, não existe pesquisa sem ensino e ensino sem pesquisa, quando consideramos o contexto educacional, visto que neste subjaz uma relação dialógica e crítica, a qual é permeada pela prática reflexiva.
Nesse sentido, enquanto educadora matemática, entendo pesquisa e prática como um processo encadeado, porém não linear. Pesquisamos, colocamos em prática, investigamos acerca da prática, em um caminhar em sinergia com as teorias adotadas e por vezes, buscamos outras compreensões a...





Related documents