A castração e seus destinos na construção da paternidade Report as inadecuate




A castração e seus destinos na construção da paternidade - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Adriana Araújo Pereira Borges ;Psicologia Clínica 2010, 22 2

Author: Jacqueline de Oliveira Moreira

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291022025006


Teaser



Psicologia Clínica ISSN: 0103-5665 psirevista@puc-rio.br Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Brasil de Oliveira Moreira, Jacqueline; Araújo Pereira Borges, Adriana A castração e seus destinos na construção da paternidade Psicologia Clínica, vol.
22, núm.
2, 2010, pp.
71-81 Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Rio De Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=291022025006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto issn 0103-5665 • 71 A castração e seus destinos na construção da paternidade Jacqueline de Oliveira Moreira* Adriana Araújo Pereira Borges** Resumo Freud elaborou três versões sobre o pai: Édipo, o Pai da Horda e Moisés.
Nessas versões o autor relata o parricídio e, portanto, para Freud, o pai é o pai morto.
Se o filho é uma das soluções para a mulher, para o homem o filho assume os contornos do objeto fóbico, pois o pai se relaciona de forma privilegiada com a castração.
O acesso à paternidade exige que o homem reatualize seu Édipo, colocando novamente seu desejo à prova e reativando conflitos adormecidos.
Tal percurso leva, inevitavelmente, ao encontro com a castração que produz perdas narcísicas.
No entanto, aqueles homens que suportam o primeiro impacto e sustentam o lugar de pai transmitem aos filhos muito mais do que genes. Palavras-chave: Complexo de Édipo; castração; paternidade. Abstract The castration and its future in paternity construction Freud developed three versions about the figure of the father: Oedipus, Father of the Horde, and Moses.
In these versions the author reports the parricide.
If the son is one of the solutions for the woman, for the man the son assumes the profile of a phobic objec...





Related documents