A clínica psicanalítica na universidade: reflexões a partir do trabalho de supervisão Report as inadecuate




A clínica psicanalítica na universidade: reflexões a partir do trabalho de supervisão - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Vinicius Anciães Darriba ;Psicologia Clínica 2010, 22 2

Author: Nadja Nara Barbosa Pinheiro

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291022025004


Teaser



Psicologia Clínica ISSN: 0103-5665 psirevista@puc-rio.br Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Brasil Barbosa Pinheiro, Nadja Nara; Anciães Darriba, Vinicius A clínica psicanalítica na universidade: reflexões a partir do trabalho de supervisão Psicologia Clínica, vol.
22, núm.
2, 2010, pp.
45-55 Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Rio De Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=291022025004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto issn 0103-5665 • 45 A clínica psicanalítica na universidade: reflexões a partir do trabalho de supervisão Nadja Nara Barbosa Pinheiro* Vinicius Anciães Darriba** Resumo Partindo do trabalho como supervisores de estágio acadêmico, desenvolvido em uma clínica-escola do curso de graduação em psicologia, levantam-se questões pertinentes à condução de processos clínicos, fundados na perspectiva psicanalítica, nesses ambientes. É confrontado o lugar do saber e do sujeito na universidade e na psicanálise como elementos que fundam uma ética que é própria a esta – questionando, com isso, alguns efeitos aí produzidos sobre a inserção do aluno no campo psicanalítico e a possibilidade de sua transmissão pelo trabalho de supervisão.
Privilegiando os efeitos suscitados pela imposição de um prazo para o encerramento dos atendimentos clínicos desenvolvidos no estágio, o posicionamento freudiano frente a esse dispositivo é tomado como paradigma da posição do analista frente aos impasses que lhe são apresentados no exercício de seu trabalho. Palavras-chave: clínica psicanalítica; supervisão; universidade. Abstract Psychoanalytical clinic at universities: notes from the practice of “control-a...





Related documents