A psicanálise e as narrativas modernas - a transmissão em questão Report as inadecuate




A psicanálise e as narrativas modernas - a transmissão em questão - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Fernanda Costa-Moura ; Marisa Cytryn Solberg ;Psicologia Clínica 2010, 22 2

Author: Anna Carolina Lo Bianco

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291022025002


Teaser



Psicologia Clínica ISSN: 0103-5665 psirevista@puc-rio.br Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Brasil Lo Bianco, Anna Carolina; Costa-Moura, Fernanda; Cytryn Solberg, Marisa A psicanálise e as narrativas modernas - a transmissão em questão Psicologia Clínica, vol.
22, núm.
2, 2010, pp.
17-25 Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Rio De Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=291022025002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto issn 0103-5665 • 17 A psicanálise e as narrativas modernas – a transmissão em questão Anna Carolina Lo Bianco* Fernanda Costa-Moura** Marisa Cytryn Solberg*** Resumo Em O narrador, Benjamin afirma que a narrativa que transmitia a experiência coletiva é substituída na modernidade pela informação jornalística e pelo romance, cujos objetos são as experiências individuais.
Trata-se do momento de emergência da narrativa centrada no eu, ou no que Freud isolou como o “romance familiar do neurótico”.
Contudo, no romance e no conto prepondera a busca do sentido que possa suportar as vicissitudes de um eu que não encontra amparo na vida compartilhada; já a psicanálise inaugura uma práxis que dará lugar a um sujeito não mais igual ao eu individual.
A intervenção analítica realiza, através da fala, uma operação com a história que permite a emergência do sujeito do inconsciente.
Ponto de ancoragem de uma transmissão que, embora instaurada no campo das narrativas modernas, não se apoia no sentido e constitui um campo que se realiza apenas no fragmentário e no pontual. Palavras-chave: psicanálise; narrativa; transmissão; sujeito; real. Abstract Psychoanalysis and modern narrative – the question of...





Related documents