Editorial Report as inadecuate




Editorial - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Bernardo Jablonski ;Psicologia Clínica 2010, 22 2

Author: Monah Winograd

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=291022025001


Teaser



Psicologia Clínica ISSN: 0103-5665 psirevista@puc-rio.br Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Brasil Winograd, Monah; Jablonski, Bernardo Editorial Psicologia Clínica, vol.
22, núm.
2, 2010 Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Rio De Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=291022025001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Editorial Este volume da Revista Psicologia Clínica é dedicado ao tema da transmissão em seus mais variados aspectos: transmissão coletiva e transgeracional, transmissão da experiência clínica, adequação de instrumentos de avaliação como forma de pesquisa e de transmissão de experiências subjetivas e transmissão da psicanálise na universidade, entre outros. Nossa seção temática é aberta pelo artigo “A psicanálise e as narrativas modernas – a transmissão em questão”, no qual Anna Carolina Lo Bianco, Fernanda Costa-Moura e Marisa Cytryn Solberg (UFRJ) investigam a transmissão psicanalítica comparando-a com aquela descrita no O narrador de W.
Benjamin.
Se, neste último, a narrativa que transmitia a experiência coletiva é substituída na modernidade pela informação jornalística e pelo romance cujos objetos são as experiências individuais, a psicanálise inauguraria uma práxis que dá lugar a um sujeito que não é mais igual ao eu individual.
Para as autoras, a intervenção analítica realizaria, através da fala, uma operação com a história que permitiria a emergência do sujeito do inconsciente.
Ponto de ancoragem de uma transmissão que, embora instaurada no campo das narrativas modernas, não se apoiaria no sentido, constituindo um campo que se realiza apenas no fragmentário e no pontual. O ...





Related documents