Identificação de enterotoxinas produzidas por linhagens de staphylococcus aureus envolvidas em surtos de doenças transmitidas por alimentos no período de 2002 a 2003, no rio grande do sul. Report as inadecuate




Identificação de enterotoxinas produzidas por linhagens de staphylococcus aureus envolvidas em surtos de doenças transmitidas por alimentos no período de 2002 a 2003, no rio grande do sul. - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Acta Scientiae Veterinariae 2008, 36 1

Author: SOLANGE MENDES LONGARAY

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=289021804018


Teaser



Acta Scientiae Veterinariae ISSN: 1678-0345 ActaSciVet@ufrgs.br Universidade Federal do Rio Grande do Sul Brasil MENDES LONGARAY, SOLANGE Identificação de Enterotoxinas produzidas por linhagens de Staphylococcus aureus envolvidas em surtos de doenças transmitidas por alimentos no período de 2002 a 2003, no Rio Grande do Sul. Acta Scientiae Veterinariae, vol.
36, núm.
1, 2008, pp.
76-77 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=289021804018 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Acta Scientiae Veterinarie.
36(1): 75-76, 2008. RESUMO DE DISSERTAÇÃO Identificação de Enterotoxinas produzidas por linhagens de Staphylococcus aureus envolvidas em surtos de doenças transmitidas por alimentos no período de 2002 a 2003, no Rio Grande do Sul.* SOLANGE MENDES LONGARAY Marisa Ribeiro de Itapema Cardoso (Orientador - UFRGS) Banca: Eduardo César Tondo (UFRGS), Silvia Dias de Oliveira (PUCRS), Verônica Schmidt (UFRGS) O Staphylococcus aureus está freqüentemente envolvido em surtos de intoxicação alimentar.
Geralmente esses surtos têm início abrupto, causando náusea e vômito nos acometidos.
Na elucidação deste tipo de surtos é necessário que seja investigada a presença da enterotoxina no alimento e-ou a capacidade enterotoxigênica da bactéria isolada.
A partir disso, o objetivo do presente estudo foi implantar uma técnica de detecção de enterotoxinas e avaliar a capacidade enterotoxigênica de linhagens de Staphylococcus aureus isolados de surtos.
Trinta linhagens isoladas, no período de 2002 a 2003, de alimentos envolvidos em surtos no Rio Grande do Sul foram identificadas e avaliadas quanto à capacidade de produzir enterotox...





Related documents