Níveis de maturidade vocacional de alunos de 14 a 18 anos do rio grande do sul Report as inadecuate




Níveis de maturidade vocacional de alunos de 14 a 18 anos do rio grande do sul - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Bernard Tétreau ;Psicologia em Estudo 2006, 11 3

Author: Marcos Alencar Abaide Balbinotti

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=287122092011


Teaser



Psicologia em Estudo ISSN: 1413-7372 revpsi@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Abaide Balbinotti, Marcos Alencar; Tétreau, Bernard Níveis de maturidade vocacional de alunos de 14 a 18 anos do Rio Grande do Sul Psicologia em Estudo, vol.
11, núm.
3, diciembre, 2006, pp.
551-560 Universidade Estadual de Maringá Maringá, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=287122092011 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto NÍVEIS DE MATURIDADE VOCACIONAL DE ALUNOS DE 14 A 18 ANOS DO RIO GRANDE DO SUL Marcos Alencar Abaide Balbinotti* Bernard Tétreau# RESUMO.
Maturidade vocacional é a capacidade de enfrentar tarefas de desenvolvimento com as quais se é confrontado; como conseqüência do próprio desenvolvimento social e biológico e das necessidades da sociedade em relação às pessoas que alcançam esse estado de desenvolvimento.
O estudo explora diferenças nos níveis de maturidade vocacional segundo sexo, idade, ano do ensino médio e tipo de escola.
Uma amostra de 860 estudantes do ensino médio, de ambos os sexos e idades de 14 a 18 anos, das redes pública e privada, respondeu o Questionário de Educação à Carreira (QEC).
Resultados indicam diferenças significativas (p 0,05) nas respostas quando controladas as variáveis: sexo, tipo de escola e ano do ensino médio. O fato de pertencer a uma das 5 idades em estudo não determina maturidade vocacional estatisticamente maior.
Uma das principais conclusões é que os adolescentes da rede pública poderão se ver forçados a aceitar oportunidades profissionais que aparecem, forçando uma “maturidade vocacional prematura”. Palavras-chave: maturidade vocacional, adolescência, desenvolvimento de carreira. LEVELS OF VOCATIONAL MATU...





Related documents