Adaptação da amps-escolar para crianças brasileiras de 4 a 8 anos Report as inadecuate




Adaptação da amps-escolar para crianças brasileiras de 4 a 8 anos - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Lívia de Castro Magalhães ;Psicologia em Estudo 2006, 11 3

Author: Maria das Graças Abreu de Faria

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=287122092005


Teaser



Psicologia em Estudo ISSN: 1413-7372 revpsi@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil das Graças Abreu de Faria, Maria; de Castro Magalhães, Lívia Adaptação da AMPS-escolar para crianças brasileiras de 4 a 8 anos Psicologia em Estudo, vol.
11, núm.
3, diciembre, 2006, pp.
493-502 Universidade Estadual de Maringá Maringá, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=287122092005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ADAPTAÇÃO DA AMPS-ESCOLAR PARA CRIANÇAS BRASILEIRAS DE 4 A 8 ANOS1 * Maria das Graças Abreu de Faria Lívia de Castro Magalhães# RESUMO.
O objetivo desse estudo foi traduzir, adaptar e analisar a validade dos itens da Avaliação das Habilidades Motoras e de Processo-Versão Escolar (School-AMPS).
A metodologia incluiu tradução, simplificação dos critérios de escore e seleção de tarefas motoras relevantes para o desempenho na sala de aula.
Trinta crianças com desenvolvimento típico, nas idades de 4, 6 e 8 anos, foram observadas, individualmente, fazendo as atividades selecionadas.
Resultados de análise Rasch indicam que os itens foram fáceis para a amostragem e dois itens da escala motora e três itens da escala de processo apresentaram padrão errático de escores, comprometendo a validade de constructo do teste.
As crianças apresentaram padrões válidos de resposta e houve correlação significativa (Pearson r) entre as medidas de habilidade motora (0,59) e de processo (0,53) e a idade. Conclui-se que alguns itens necessitam de ajuste, mas o instrumento pode ser útil para avaliar a competência funcional em crianças brasileiras com necessidades especiais. Palavras-chave: habilidades motoras, avaliação funcional, validade. ADAPTATION OF THE SCHOOL-AMPS...





Related documents