Tensões que afetam os espaços de educação a distância Report as inadecuate




Tensões que afetam os espaços de educação a distância - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Joyce Munarski Pernigotti ; Ricardo Miranda Barcia ; Edis Mafra Lapolli ;Psicologia em Estudo 2006, 11 3

Author: Luciana Martins Saraiva

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=287122092004


Teaser



Psicologia em Estudo ISSN: 1413-7372 revpsi@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Martins Saraiva, Luciana; Pernigotti, Joyce Munarski; Miranda Barcia, Ricardo; Lapolli, Edis Mafra Tensões que afetam os espaços de educação a distância Psicologia em Estudo, vol.
11, núm.
3, diciembre, 2006, pp.
483-491 Universidade Estadual de Maringá Maringá, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=287122092004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto TENSÕES QUE AFETAM OS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA * Luciana Martins Saraiva Joyce Munarski Pernigotti# Ricardo Miranda Barcia¶ Edis Mafra Lapolliæ RESUMO.
Os sujeitos envolvidos na educação mediada pelas tecnologias da informação e da comunicação, sejam alunos, professores, tutores ou monitores, vivenciam situações críticas que afetam e tensionam os processos de aprendizagem, interferindo nas práticas educacionais.
Este artigo identifica zonas de tensão nos espaços de educação a distância do Instituto VIAS-SC-Brasil.
A pesquisa usa análise de conteúdo para investigar as percepções de profissionais sobre suas experiências no desenvolvimento de cursos a distância entre 2004 e 2005.
Três zonas de tensão foram caracterizadas por situações que apresentam rebatimentos no desenvolvimento dos programas de educação a distância: a autonomia do aluno adulto, as posições de aprendente e ensinante e a aliança do aluno com o curso.
A análise é fundamentada nos conceitos de movimentos molares e moleculares de Deleuze e Guattari (1996), permitindo reflexões sobre processos educacionais em educação a distância e a possibilidade de criação de novos espaços de produção de conhecimento pelos sujeitos. Palavras-chave: e...





Related documents