Trabalhando com saúde: trabalho e transtornos mentais graves Report as inadecuate




Trabalhando com saúde: trabalho e transtornos mentais graves - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Psicologia em Estudo 2006, 11 1

Author: Paulo César Zambroni-de-Souza

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=287122090020


Teaser



Psicologia em Estudo ISSN: 1413-7372 revpsi@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Zambroni-de-Souza, Paulo César Trabalhando com saúde: trabalho e transtornos mentais graves Psicologia em Estudo, vol.
11, núm.
1, enero-abril, 2006, pp.
175-183 Universidade Estadual de Maringá Maringá, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=287122090020 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto TRABALHANDO COM SAÚDE: TRABALHO E TRANSTORNOS MENTAIS GRAVES1 Paulo César Zambroni-de-Souza* RESUMO.
Este artigo trata do lugar do trabalho na vida dos seres humanos, especialmente aqueles acometidos por transtornos mentais graves.
Objetiva ampliar a compreensão do que é o trabalho, mostrando que este vai muito além daquilo que se realiza no mercado.
Pretende contribuir para a crítica e transformação da idéia socialmente difundida segundo a qual aquelas pessoas não são capazes de trabalhar.
Considera que para o ser humano construir sua própria saúde precisa enfrentar as tentativas de imposições do meio em que está inserido em um dado momento, assim como trabalhar envolve sempre negociar com os elementos que o meio – ambiente e laborativo - apresenta.
Conclui que, ao colocar-se em situação de trabalho, a pessoa com transtorno mental grave desenvolve a capacidade de negociar com aquelas tentativas de imposição, construindo assim sua saúde e abandonando uma imagem social e pessoal de incapaz. Palavras-chave: trabalho, saúde, transtorno mental. WORKING WITH HEALTH: WORK AND SEVERE MENTAL DISORDER ABSTRACT.
This paper deals with the role of labor in the human life, especially in the lives of mentally handicapped individuals.
In this sense, the paper aims to show the meaning of labor, stating t...





Related documents