Processos que levam à compreensão de textos Report as inadecuate




Processos que levam à compreensão de textos - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Maria da Graça Bompastor Borges Dias ;Psicologia em Estudo 2006, 11 1

Author: Maria Waleska Camboim Lopes de Andrade

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=287122090017


Teaser



Psicologia em Estudo ISSN: 1413-7372 revpsi@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Camboim Lopes de Andrade, Maria Waleska; Bompastor Borges Dias, Maria da Graça Processos que levam à compreensão de textos Psicologia em Estudo, vol.
11, núm.
1, enero-abril, 2006, pp.
147-154 Universidade Estadual de Maringá Maringá, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=287122090017 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto PROCESSOS QUE LEVAM À COMPREENSÃO DE TEXTOS * Maria Waleska Camboim Lopes de Andrade Maria da Graça Bompastor Borges Dias# RESUMO.
“Todas as crianças aprendem a falar.
Essa tendência natural para adquirir a linguagem é um presente que está inscrito na herança genética que é nossa em virtude de sermos humanos.” (Boysson-Bardies -1999).
Como os seres humanos lidam com a linguagem? O que se sabe sobre os processos cognitivos e sociais que estão envolvidos nesta relação? O que é a compreensão e como se compreende? O objetivo deste trabalho é observar a linguagem pela perspectiva da cognição, seguindo uma linha de abordagem elaborada por Kintsch e van Dijk durante os anos de 1978 a 1983.
Trata-se de uma concepção de importância por se constituir de uma natureza teórica e de um modelo empírico sobre a compreensão de textos. Especificamente, investigam-se as idéias de Perfetti, Marron e Foltz (1996) e de Weaver III, Bryant e Burns (1995), autores cujas pesquisas e idéias se afiliam a esta concepção. Palavras-chave: linguagem, cognição, compreensão. PROCESSES THAT LEAD TO TEXT COMPREHENSION ABSTRACT.
“All children learn to talk.
This natural tendency to acquire language is a gift inscribed in the genetic inheritance that is ours by virtue of being hum...





Related documents