Dificuldades de aprendizagem na escrita e características emocionais de crianças Report as inadecuate




Dificuldades de aprendizagem na escrita e características emocionais de crianças - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Fermino Fernandes Sisto ; Fabián Javier Marin Rueda ;Psicologia em Estudo 2006, 11 1

Author: Daniel Bartholomeu

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=287122090016


Teaser



Psicologia em Estudo ISSN: 1413-7372 revpsi@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Bartholomeu, Daniel; Fernandes Sisto, Fermino; Marin Rueda, Fabián Javier Dificuldades de aprendizagem na escrita e características emocionais de crianças Psicologia em Estudo, vol.
11, núm.
1, enero-abril, 2006, pp.
139-146 Universidade Estadual de Maringá Maringá, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=287122090016 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ESCRITA E CARACTERÍSTICAS EMOCIONAIS DE CRIANÇAS Daniel Bartholomeu* Fermino Fernandes Sisto# ¶ Fabián Javier Marin Rueda RESUMO.
Este estudo analisou as relações entre os problemas emocionais e os erros na escrita de 88 alunos de segunda série do ensino fundamental de uma escola pública, por intermédio do desenho de figura humana e do instrumento Avaliação de Dificuldades na Aprendizagem da Escrita.
Dentre os resultados, foram constatadas diferenças significativas pela prova Anova entre as médias do total de erros por palavras nos três grupos formados em função da intensidade de problemas emocionais. No entanto, a prova de Tukey indicou que as diferenças são justificadas pelos grupos um e três.
Com relação ao gênero, a tendência encontrada não se manteve para as meninas.
Também, os problemas emocionais mostraram-se associados com os erros na escrita.
As crianças com problemas de aprendizagem apresentaram-se ansiosas e com pobre autoconceito, denotando sentimentos de inadequação e culpa relacionados a impulsos agressivos mal-elaborados, com preocupação pelos impulsos sexuais, dificuldades de comunicação e timidez. Palavras-chave: dificuldades de aprendizagem, escrita, emoções. LEARNIN...





Related documents