Reseña de -a loucura no leito de procusto- de boarini, m. l. Report as inadecuate




Reseña de -a loucura no leito de procusto- de boarini, m. l. - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Psicologia em Estudo 2007, 12 3

Author: Paulo José da Costa

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=287122098023


Teaser



Psicologia em Estudo ISSN: 1413-7372 revpsi@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil da Costa, Paulo José Reseña de -A loucura no leito de Procusto- de Boarini, M.
L. Psicologia em Estudo, vol.
12, núm.
3, diciembre, 2007, pp.
651-653 Universidade Estadual de Maringá Maringá, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=287122098023 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto RESENHAS A LOUCURA NO LEITO DE PROCUSTO 1 * Paulo José da Costa A Profª.
Dra.
Maria Lucia Boarini é professora associada do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá, onde atua também nos Programas de Pós-Graduação em História da Educação e da Psicologia, desenvolvendo trabalhos que contemplam principalmente a interface entre os campos da Educação e da Saúde.
Além de inúmeros artigos publicados em periódicos científicos, também é autora e organizadora de duas obras, intituladas “Desafios na atenção à saúde mental” e “Higiene e raça como projetos: higienismo e eugenismo no Brasil”. Seu novo livro, intitulado “A loucura no leito de Procusto”, resultou de uma pesquisa de campo que teve como principal objetivo fazer uma investigação acerca de como os familiares de pacientes egressos de um hospital psiquiátrico explicam o transtorno mental e de que modo conduzem as dificuldades que inevitavelmente surgem, como resultado da convivência.
Além disso, procurou conhecer: quais os recursos terapêuticos que buscam diante das situações emergenciais existentes em relação ao familiar portador de transtorno mental; como profissionais de saúde mental (particularmente médicos, psicólogos, e acadêmicos de Medicina e Psicologia) explicam o transtorno mental, como avali...





Related documents