A construção do sujeito narrador: pensamento discursivo na etapa personalista Report as inadecuate




A construção do sujeito narrador: pensamento discursivo na etapa personalista - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Tânia Mara Sperb ;Psicologia em Estudo 2007, 12 3

Author: Vivian Hamann Smith

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=287122098012


Teaser



Psicologia em Estudo ISSN: 1413-7372 revpsi@uem.br Universidade Estadual de Maringá Brasil Hamann Smith, Vivian; Sperb, Tânia Mara A construção do sujeito narrador: pensamento discursivo na etapa personalista Psicologia em Estudo, vol.
12, núm.
3, diciembre, 2007, pp.
553-562 Universidade Estadual de Maringá Maringá, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=287122098012 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO NARRADOR: PENSAMENTO DISCURSIVO NA ETAPA PERSONALISTA * Vivian Hamann Smith # Tânia Mara Sperb RESUMO.
A narrativa é uma forma de pensamento discursivo que permite à criança pré-escolar construir progressivamente um sentido de si própria, enquanto se situa num mundo de relações e práticas sociais.
Neste trabalho, conceitos de Wallon sobre o desenvolvimento e a linguagem na etapa personalista são utilizados como base teórica para discutir as contribuições de estudos sociointeracionistas contemporâneos sobre narrativas.
O estudo do desenvolvimento da narrativa possibilita acompanhar o processo de incorporação, pela criança, de elementos dos outros e da cultura, ao mesmo tempo em que ela se diferencia como indivíduo, colocando-se como narradora e avaliando aquilo que conta.
A apropriação de formas convencionais de contar histórias contribui para a organização e sofisticação do pensamento discursivo e da imaginação criadora, possibilitando que a criança desenvolva recursos cognitivos e afetivos para interagir com um mundo multidimensional, complexo e em constante processo de mudança. Palavras-chave: narrativa, teoria de Wallon, construção do eu. THE CONSTRUCTION OF THE NARRATOR SUBJECT: DISCOURSIVE THOUGHT IN THE PERSONALIST STAGE ABS...





Related documents