Cultura da paz e psicologia escolar no contexto da instituição educativa Report as inadecuate




Cultura da paz e psicologia escolar no contexto da instituição educativa - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Claisy Maria Marinho de Araújo ; Marisa Maria Brito da Justa Neves ;Psicologia Escolar e Educacional 2005, 9 1

Author: Miriam Lúcia Herrera Masotti Dusi

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=282321815013


Teaser



Psicologia Escolar e Educacional ISSN: 1413-8557 revistaabrapee@yahoo.com.br Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Brasil Herrera Masotti Dusi, Miriam Lúcia; Marinho de Araújo, Claisy Maria; Brito da Justa Neves, Marisa Maria CULTURA DA PAZ E PSICOLOGIA ESCOLAR NO CONTEXTO DA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA Psicologia Escolar e Educacional, vol.
9, núm.
1, 2005, pp.
135-145 Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=282321815013 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Psicologia Escolar e Educacional, 2005 Volume 9 Número 1 135-145 CULTURA DA PAZ E PSICOLOGIA ESCOLAR NO CONTEXTO DA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA CULTURA DA PAZ E PSICOLOGIA ESCOLAR Miriam Lúcia Herrera Masotti Dusi1 Claisy Maria Marinho de Araújo2 Marisa Maria Brito da Justa Neves3 Resumo O presente artigo visa estabelecer uma interface entre a Cultura da Paz declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Psicologia Escolar, enquanto área de pesquisa e prática no contexto das instituições educativas.
A Cultura da Paz é definida, conforme as considerações da ONU, como processo construtivo e dinâmico.
A instituição escolar é abordada como espaço de relevo para a promoção do desenvolvimento humano e canalização cultural.
Apresenta-se, também, as contribuições e atribuições da Psicologia Escolar no desenvolvimento de seus objetivos educativos e formativos, especificamente no que compete ao conhecimento psicológico.
A interface entre a Cultura da Paz e a Psicologia Escolar apontou concepções e estratégias convergentes e complementares, de âmbito preventivo e interventivo, promotoras de reflexões e ações construtivas...





Related documents