Psicologia escolar em educação infantil: reflexões de uma atuação Report as inadecuate




Psicologia escolar em educação infantil: reflexões de uma atuação - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Regina Lúcia Sucupira Pedroza ;Psicologia Escolar e Educacional 2005, 9 1

Author: Tatiana Vokoy

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=282321815009


Teaser



Psicologia Escolar e Educacional ISSN: 1413-8557 revistaabrapee@yahoo.com.br Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Brasil Vokoy, Tatiana; Sucupira Pedroza, Regina Lúcia PSICOLOGIA ESCOLAR EM EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES DE UMA ATUAÇÃO Psicologia Escolar e Educacional, vol.
9, núm.
1, 2005, pp.
95-104 Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=282321815009 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Psicologia Escolar e Educacional, 2005 Volume 9 Número 1 95-104 PSICOLOGIA ESCOLAR EM EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES DE UMA ATUAÇÃO PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCAÇÃO INFANTIL Tatiana Vokoy1 Regina Lúcia Sucupira Pedroza2 Resumo O modelo de Educação Infantil tem sido alterado à medida que a criança passa a ser vista como sujeito de educação, com necessidade de atendimento qualificado.
O trabalho do psicólogo escolar permeia questões relacionadas ao desenvolvimento integral da criança, abrangendo aspectos cognitivos, afetivos e motores.
A pesquisa foi desenvolvida em uma instituição de Educação Infantil de Brasília com objetivo de conhecer a prática educativa e a atuação do psicólogo escolar.
Foram realizadas entrevistas com a equipe psicopedagógica e observações de atividades da rotina escolar.
Concluímos que o modelo de atuação do psicólogo deve ser fundamentado no paradigma interdisciplinar, contextual e crítico.
Este estudo vislumbra novas possibilidades para repensar o processo de construção do papel do psicólogo escolar na Educação Infantil. Palavras-chave: Psicologia Escolar; Educação Infantil; Desenvolvimento infantil. SCHOOL PSYCHOLOGY IN CHILDHOOD EDUCATION: PROFISSI...





Related documents