Do que eles precisam para serem felizes? a felicidade na visão de adolescentes Report as inadecuate




Do que eles precisam para serem felizes? a felicidade na visão de adolescentes - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Josiane Lieberknecht Wathier Abaid ; Claudia Hofheinz Giacomoni ;Psicologia Escolar e Educacional 2011, 15 2

Author: Síglia Pimentel Höher Camargo

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=282321817006


Teaser



Psicologia Escolar e Educacional ISSN: 1413-8557 revistaabrapee@yahoo.com.br Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Brasil Pimentel Höher Camargo, Síglia; Lieberknecht Wathier Abaid, Josiane; Hofheinz Giacomoni, Claudia Do que eles precisam para serem felizes? a felicidade na visão de adolescentes Psicologia Escolar e Educacional, vol.
15, núm.
2, julio-diciembre, 2011, pp.
241-250 Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=282321817006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Do que eles precisam para serem felizes? A felicidade na visão de adolescentes Síglia Pimentel Höher Camargo Josiane Lieberknecht Wathier Abaid Claudia Hofheinz Giacomoni Resumo Este trabalho visa investigar o conceito de felicidade para adolescentes.
Foi adaptado o roteiro de entrevista semiestruturada sobre bem-estar subjetivo de crianças elaborado por Giacomoni (2002).
Participaram do estudo 95 adolescentes entre 12 e 20 anos, estudantes de três escolas públicas do interior do Rio Grande do Sul.
As entrevistas transcritas foram submetidas à análise de conteúdo, a partir da qual foram extraídas categorias temáticas.
As categorias obtidas indicam uma tendência dos adolescentes em relacionarem sentimentos abstratos e necessidades concretas ao conceito de felicidade.
A análise das diferenças significativas por sexo aponta que as meninas relacionaram a felicidade a variadas formas de relacionamento, enquanto os meninos relacionaram-na aos bens materiais e às condições de vida.
Esses resultados poderão contribuir na elaboração de instrumentos de avaliação do bem-estar subjetivo em adolescentes e na orientação de inter...





Related documents