Formação ética para a cidadania: reorganizando contingências na interação professor-aluno Report as inadecuate




Formação ética para a cidadania: reorganizando contingências na interação professor-aluno - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Kester Carrara ;Psicologia Escolar e Educacional 2011, 15 2

Author: Juliana Ferreira da Rocha

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=282321817004


Teaser



Psicologia Escolar e Educacional ISSN: 1413-8557 revistaabrapee@yahoo.com.br Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Brasil Ferreira da Rocha, Juliana; Carrara, Kester Formação ética para a cidadania: reorganizando contingências na interação professor-aluno Psicologia Escolar e Educacional, vol.
15, núm.
2, julio-diciembre, 2011, pp.
221-230 Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=282321817004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Formação ética para a cidadania: reorganizando contingências na interação professor-aluno Juliana Ferreira da Rocha Kester Carrara Resumo Este estudo baseou-se no pressuposto de que os professores constituem importantes modelos e funcionam como ambiente social relevante para a emissão de comportamentos de seus alunos.
Nessa perspectiva, avaliou o efeito de um programa instrucional desenvolvido com duas professoras do ensino fundamental sobre a aquisição, por seus alunos, de repertórios fundamentais para o desenvolvimento de relações interpessoais condizentes com o exercício da cidadania.
O programa consistiu na apresentação de comportamentos socialmente habilidosos como elogiar, dar feedback positivo e pedir mudança de comportamento, que visavam instruir as professoras à aplicação e habilidades requeridas em áreas do funcionamento socioafetivo coerentes com comportamentos pró-éticos e pró-sociais de seus alunos.
Os efeitos do procedimento de capacitação foram verificados a partir das avaliações de desempenho dos alunos antes e depois da etapa de intervenção.
Os resultados obtidos sugerem que a intervenção com as professoras foi efetiva no desenvo...





Related documents