Motivação de alunos dos cursos superiores de tecnologia Report as inadecuate




Motivação de alunos dos cursos superiores de tecnologia - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Maria Isabel da Silva Leme ;Psicologia Escolar e Educacional 2016, 20 3

Author: Margareth Benedito de Jesus Bressani de Mello

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=282349447018


Teaser



Psicologia Escolar e Educacional ISSN: 1413-8557 revistaabrapee@yahoo.com.br Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Brasil Benedito de Jesus Bressani de Mello, Margareth; da Silva Leme, Maria Isabel Motivação de alunos dos cursos superiores de tecnologia Psicologia Escolar e Educacional, vol.
20, núm.
3, septiembre-diciembre, 2016, pp.
582590 Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=282349447018 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto http:--dx.doi.org-10.1590-2175-3539-2015-02031053 Motivação de alunos dos cursos superiores de tecnologia Margareth Benedito de Jesus Bressani de Mello Universidade Nove de Julho – São Paulo – SP – Brasil Maria Isabel da Silva Leme Universidade de São Paulo – São Paulo – SP – Brasil Resumo A presente pesquisa se propôs a caracterizar a orientação motivacional para a aprendizagem de alunos que cursam o Ensino Superior Tecnológico. Participaram da pesquisa 288 alunos de Instituições de nível superior, públicas e privadas.
O instrumento utilizado para avaliação foi a Escala de Avaliação da Motivação para Aprender para Universitários EMA-U (Boruchovitch & Neves, 2005), que avalia a orientação motivacional do aluno do ensino superior, considerando os níveis de motivação intrínseca e extrínseca para a aprendizagem.
Foi aplicada também a adaptação brasileira da escala de desejabilidade social de Marlowe-Crowne (Ribas Jr., Hutz, & Moura, 2004).
As principais bases teóricas do estudo são as teorias sociocognitivas, da autorrealização e das metas de realização.
Os resultados evidenciaram que os alunos que fizeram parte da amostra apresentam...





Related documents