A apropriação de conceitos científicos no contexto escolar e as pedagogias do aprender a aprender Report as inadecuate




A apropriação de conceitos científicos no contexto escolar e as pedagogias do aprender a aprender - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Graziela Lucchesi Rosa da Silva ; João Henrique Rossler ;Psicologia Escolar e Educacional 2016, 20 3

Author: Patricia Verlingue Ramires Monteiro

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=282349447015


Teaser



Psicologia Escolar e Educacional ISSN: 1413-8557 revistaabrapee@yahoo.com.br Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Brasil Verlingue Ramires Monteiro, Patricia; Lucchesi Rosa da Silva, Graziela; Rossler, João Henrique A apropriação de conceitos científicos no contexto escolar e as pedagogias do aprender a aprender Psicologia Escolar e Educacional, vol.
20, núm.
3, septiembre-diciembre, 2016, pp.
551560 Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=282349447015 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto http:--dx.doi.org-10.1590-2175-3539-2015-02031042 A apropriação de conceitos científicos no contexto escolar e as pedagogias do aprender a aprender Patricia Verlingue Ramires Monteiro Universidade Federal do Paraná – Curitiba – PR – Brasil Graziela Lucchesi Rosa da Silva Universidade Federal do Paraná – Curitiba – PR – Brasil João Henrique Rossler Universidade Federal do Paraná – Curitiba – PR – Brasil Resumo O artigo objetiva discutir teoricamente como a escola atua na apropriação de conceitos científicos e como essa atuação pode se alienar. Justifica-se este estudo por trazer acréscimos à Psicologia e à Educação, evidenciando o pensamento por conceitos como elemento cognitivo essencial do processo de elaboração do conhecimento.
A partir da Psicologia Histórico-Cultural evidencia-se o papel da escola na mediação do desenvolvimento dos conceitos espontâneos e científicos no sistema interfuncional da consciência.
Além disso, como este papel mediador e este desenvolvimento podem se alienar por conta das tendências pedagógicas atuais, como as Pedagogias do Aprender a Aprend...





Related documents