Psicologia escolar na concepção de professores de educação infantil e ensino fundamental Report as inadecuate




Psicologia escolar na concepção de professores de educação infantil e ensino fundamental - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Simone Chabudee Pylro ;Psicologia Escolar e Educacional 2016, 20 3

Author: Caroline Benezath Rodrigues Bastos

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=282349447007


Teaser



Psicologia Escolar e Educacional ISSN: 1413-8557 revistaabrapee@yahoo.com.br Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Brasil Rodrigues Bastos, Caroline Benezath; Chabudee Pylro, Simone Psicologia Escolar na concepção de professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental Psicologia Escolar e Educacional, vol.
20, núm.
3, septiembre-diciembre, 2016, pp.
475481 Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=282349447007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto http:--dx.doi.org-10.1590-2175-3539-2015-02031023 Psicologia Escolar na concepção de professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental Caroline Benezath Rodrigues Bastos Universidade Federal do Espírito Santo – Vitória – ES – Brasil Simone Chabudee Pylro Universidade Vila Velha – Vila Velha – ES – Brasil Resumo O objetivo desta pesquisa foi verificar o papel da Psicologia Escolar de acordo com a concepção de professores de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), ambos localizados na cidade de Vitória (ES). Foram realizadas entrevistas individuais com 49 professores e um estagiário, sendo 26 do CMEI e 24 da EMEF.
Os dados foram analisados qualitativamente através da análise de conteúdo.
Verificou-se que para os entrevistados a atuação do psicólogo escolar deve estar voltada principalmente para o aluno “problema” e sua família.
Entretanto, a perspectiva crítica e contextualizada da Psicologia Escolar enfatiza que o psicólogo escolar deve intervir de forma ampla com todos os envolvidos no processo de desenvolvimento e de ensino e aprendizagem do aluno, inclui...





Related documents