Monitoramento metacognitivo de alunos do ensino fundamental Report as inadecuate




Monitoramento metacognitivo de alunos do ensino fundamental - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Evely Boruchovitch ;Psicologia Escolar e Educacional 2016, 20 3

Author: Helena Akemi Motoki Tanikawa

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=282349447005


Teaser



Psicologia Escolar e Educacional ISSN: 1413-8557 revistaabrapee@yahoo.com.br Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Brasil Motoki Tanikawa, Helena Akemi; Boruchovitch, Evely Monitoramento Metacognitivo de alunos do Ensino Fundamental Psicologia Escolar e Educacional, vol.
20, núm.
3, septiembre-diciembre, 2016, pp.
457464 Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=282349447005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto http:--dx.doi.org-10.1590-2175-3539-2015-02031012 Monitoramento Metacognitivo de alunos do Ensino Fundamental Helena Akemi Motoki Tanikawa Universidade Estadual de Campinas – Campinas – SP – Brasil Evely Boruchovitch Universidade Estadual de Campinas – Campinas – SP – Brasil Resumo A presente pesquisa teve como objetivo examinar o monitoramento metacognitivo de 159 estudantes do Ensino Fundamental e investigar suas relações com gênero, idade, nível de escolaridade, desempenho escolar e participação ou não no Programa de Recuperação Paralela.
Os alunos eram do 3º e 4º anos e de 5ª e 8ª série com idade entre oito e quinze anos.
Os dados foram coletados por um instrumento com exercícios de Monitoramento Metacognitivo em Língua Portuguesa e em Matemática e duas questões que avaliam a precisão do julgamento do participante. Os resultados revelaram que estudantes mais novos foram mais precisos no monitoramento e apresentaram melhor desempenho escolar, independentemente do gênero.
A precisão do monitoramento diminuiu com o avançar da escolaridade e foi maior entre os alunos que não frequentavam o programa de recuperação paralela.
Os dados são discutidos em termos das im...





Related documents