Autoconceito e ansiedade escolar: um estudo com alunos do ensino fundamental Report as inadecuate




Autoconceito e ansiedade escolar: um estudo com alunos do ensino fundamental - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Débora Cecílio Fernandes ;Psicologia Escolar e Educacional 2016, 20 3

Author: Monalisa Muniz

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=282349447002


Teaser



Psicologia Escolar e Educacional ISSN: 1413-8557 revistaabrapee@yahoo.com.br Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Brasil Muniz, Monalisa; Cecílio Fernandes, Débora Autoconceito e ansiedade escolar: um estudo com alunos do ensino fundamental Psicologia Escolar e Educacional, vol.
20, núm.
3, septiembre-diciembre, 2016, pp.
427436 Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=282349447002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto http:--dx.doi.org-10.1590-2175-3539-2015-0203874 Autoconceito e ansiedade escolar: um estudo com alunos do ensino fundamental Monalisa Muniz Universidade Federal de São Carlos – São Carlos – SP – Brasil Débora Cecílio Fernandes Universidade Estadual do Centro-Oeste – Guarapuava – PR – Brasil Paraná Resumo O objetivo do trabalho foi verificar o quanto o autoconceito está associado com ansiedade escolar.
Para isso, 195 crianças de ambos os sexos, de sete a 11 anos, estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular, participaram voluntariamente respondendo a Escala de Autoconceito Infanto-Juvenil e a Escala de Ansiedade Escolar.
Os resultados apontaram várias correlações negativas entre as dimensões avaliadas pela escala de autoconceito com a ansiedade escolar.
A dimensão social da escala de autoconceito foi a que apresentou maior correlação, de forma negativa, com a ansiedade.
Esse dado se confirmou na análise de regressão que apontou a dimensão social como melhor preditora da ansiedade escolar.
Apesar das correlações encontradas, duas dimensões do autoconceito, Familiar e Escolar, não apresentaram relação significativa com a escal...





Related documents