A psicologia e a educação moral Report as inadecuate




A psicologia e a educação moral - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Psicologia Ciência e Profissão 2007, 27 4

Author: Leonardo Rodrigues Sampaio

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=282021759002


Teaser



Psicologia Ciência e Profissão ISSN: 1414-9893 revista@pol.org.br Conselho Federal de Psicologia Brasil Rodrigues Sampaio, Leonardo A Psicologia e a Educação Moral Psicologia Ciência e Profissão, vol.
27, núm.
4, 2007, pp.
584-595 Conselho Federal de Psicologia Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=282021759002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 584 A Psicologia e a Educação Moral Psychology and Moral Education Leonardo Rodrigues Sampaio Artigo Universidade Federal do Vale do São Francisco PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2007, 27 (4), 584-595 585 PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2007, 27 (4), 584-595 Resumo: Na Psicologia, o campo de estudos sobre o desenvolvimento moral, a partir de uma perspectiva psicogenética, teve início com o trabalho O Juízo Moral na Criança, escrito por Jean Piaget, em 1932. Nesse livro, o psicólogo suíço relata uma série de experimentos que demonstram que a moralidade se desenvolve com o passar do tempo e à medida que novas aquisições no campo cognitivo e afetivo são conquistadas pelo sujeito.
De lá para cá, esse campo de estudos tem crescido constantemente e produzido novas teorias e propostas de intervenção no âmbito da educação moral.
O objetivo deste artigo é apresentar uma breve visão sobre algumas das principais teorias psicológicas que abordam a questão do desenvolvimento moral, demonstrar algumas propostas de aplicação dessas teorias em programas de intervenção e argumentar que a Educação se apresenta como um espaço privilegiado para o desenvolvimento desse tipo de atividade, que não tem sido devidamente aproveitado no Brasil. Palavras-chave: moralidade, Psicologia, Educação. Abstract: In Psycho...





Related documents