Mercedes cunha chaves de carvalho: pioneira na psicologia do brasil Report as inadecuate




Mercedes cunha chaves de carvalho: pioneira na psicologia do brasil - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Psicologia Ciência e Profissão 2011, 31 4

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=282021813016


Teaser



Psicologia Ciência e Profissão ISSN: 1414-9893 revista@pol.org.br Conselho Federal de Psicologia Brasil Mercedes Cunha Chaves de Carvalho: pioneira na Psicologia do Brasil Psicologia Ciência e Profissão, vol.
31, núm.
4, 2011, p.
896 Conselho Federal de Psicologia Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=282021813016 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2011, 31 (4) 896 Homenageada Mercedes Cunha Chaves de Carvalho: pioneira na Psicologia do Brasil Não há como separar a história profissional de Mercedes Cunha Chaves de Carvalho da história da Psicologia no Brasil.
Mercedes, nascida em 29 de julho de 1936, foi casada e mãe de quatro filhos, e um grande expoente na luta pelo reconhecimento da Psicologia como um curso de graduação legítimo no País.
Mercedes Carvalho esteve por vários anos  em sala de aula, contribuindo para a formação de diversos profissionais que puderam sentir de perto sua paixão pela Psicologia e pela Educação. Na época em que cursava o ensino médio, a Filosofia fazia parte da grade curricular do seu colégio, e a Psicologia era considerada uma subdivisão da disciplina.
Seu professor era Caio Faminio Silva de Carvalho, um aluno de Filosofia da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Desde cedo, Mercedes encantou-se com a Psicologia, mas encontrou um grande obstáculo a sua frente: no Brasil não existia nenhum curso em nível superior na área. Por isso, assim que terminou o ensino médio, Mercedes Carvalho decidiu ingressar no curso de Filosofia da UFBA, já por seu interesse por essa área e pelo fato de a graduação oferecer matérias relacionadas à Psicologia.
Na época, além dessa opção, só a esco...





Related documents