Psicologia da saúde e cronobiologia: diálogo possível? health Report as inadecuate




Psicologia da saúde e cronobiologia: diálogo possível? health - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Psicologia Ciência e Profissão 2013, 33 3

Author: Katie Moraes de Almondes 7973

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=282028779010


Teaser



Psicologia Ciência e Profissão ISSN: 1414-9893 revista@pol.org.br Conselho Federal de Psicologia Brasil Moraes de Almondes, Katie Psicologia da Saúde e Cronobiologia: Diálogo Possível? Health Psicologia Ciência e Profissão, vol.
33, núm.
3, 2013, pp.
646-655 Conselho Federal de Psicologia Brasília, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=282028779010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 646 646 Psicologia da Saúde e Cronobiologia: Diálogo Possível? Health Psychology And Chronobiology: Is A Dialogue Possible? Psicología De La Salud Y Cronobiología: ¿Diálogo Posible? Katie Moraes de Almondes Artigo Universidade Federal do Rio Grande do Norte PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2013, 33 (3), 646- -655 PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2013, 33 (3), 646 - 655 647 Katie Moraes de Almondes Resumo: A Psicologia da saúde visa a avaliar o papel do comportamento na etiologia da doença, a elaborar prognósticos dos comportamentos prejudiciais à saúde e a promover comportamentos saudáveis. Seu pressuposto epistemológico, o modelo biopsicossocial, envolve a interação de fatores biológicos, psicológicos e sociais na análise do processo saúde e doença.
A cronobiologia ocupa-se da investigação temporal recorrente de variáveis fisiológicas e comportamentais assim como do ajuste temporal dessas variáveis ao ambiente e às suas demandas sociais.
A proposta deste artigo, de caráter teórico, foi expor a interseção entre essas duas áreas, evidenciando que ambas contribuem para a compreensão dos efeitos biopsicossociais na saúde, para a identificação precoce de pessoas em situação de risco e para a prevenção de comportamentos saudáveis a fim de enfrentar situaçõ...





Related documents