Religião e espiritualidade: um olhar de profissionais de saúde Report as inadecuate




Religião e espiritualidade: um olhar de profissionais de saúde - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Elizabeth Ranier Martins Do Valle ; Angela Ales Bello ;Revista Latino-Americana de Enfermagem 2010, 18 6

Author: Joelma Ana Espíndula

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=281421937023


Teaser



Revista Latino-Americana de Enfermagem ISSN: 0104-1169 rlae@eerp.usp.br Universidade de São Paulo Brasil Espíndula, Joelma Ana; Ranier Martins Do Valle, Elizabeth; Ales Bello, Angela Religião e espiritualidade: um olhar de profissionais de saúde Revista Latino-Americana de Enfermagem, vol.
18, núm.
6, diciembre, 2010, pp.
Tela 1-Tela 8 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=281421937023 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Rev.
Latino-Am.
Enfermagem Artigo Original 18(6):[08 telas] nov-dez 2010 www.eerp.usp.br-rlae Religião e espiritualidade: um olhar de profissionais de saúde1 Joelma Ana Espíndula2 Elizabeth Ranier Martins Do Valle3 Angela Ales Bello4 O estudo teve por objetivos compreender como profissionais de saúde significam religiosidade e fé dos pacientes em tratamento de câncer, e como experienciam esse fenômeno.
Tratase de pesquisa qualitativa-descritiva, sob o referencial de análise fenomenológica em Stein e Ales Bello, um modo de compreender o ser humano na sua totalidade - física, psíquica e espiritual.
A maioria dos profissionais de saúde se diz espiritualista, dois são católicos, um médico se diz budista e uma médica espírita.
Acreditam que a religião é inerente a todo ser humano.
Os convictos de suas religiões creem na proteção divina e reconhecem a religiosidade como sustento e conforto para o paciente e seus familiares enfrentarem a situação de adoecimento.
Eles esperam que esses enfermos vivam a sua fé com prudência e sempre aderindo à realidade. Descritores: Neoplasias; Religião; Espiritualidade; Pessoal de Saúde. 1 Artigo extraído da tese de doutorado “O significado da religiosidade para pacien...





Related documents